quinta-feira, 18 de abril de 2013

Análise da letra "Cidadão"







A referência feita ao prédio nos remete à ideia de moradia, de lar, e o problema social grave referente a ele é a falta de tranquilidade e de confiança das pessoas pelo fato de haver um grande número de casos de roubo em prédios, mesmo naqueles que têm segurança 24 horas. As pessoas vivem constantemente inseguras até mesmo em seus próprios lares, o que se verifica na passagem : “Tu taí admirando ou tá querendo roubar?”
A referência feita ao
colégio nos remete à educação, aos ensinamentos positivos e relevantes para a vida, e o texto nos mostra claramente que, para se estudar em uma escola, não basta querer aprender ou querer mudar de vida, porque quem não tem sapatos para calçar simplesmente não pode adentrar esse ambiente.
Ainda com relação aos versos referentes à
escola, eles proporcionam a ideia de que os trabalhadores de um lugar podem não ter o reconhecimento que deveriam ter, como é o caso dos pedreiros, que constroem uma casa ou uma escola. Se não fossem eles, todos morariam nas ruas, e os que quisessem estudar teriam que fazer os estudos individualmente, sem o ambiente que fosse especificamente para estudantes progredirem o aprendizado. O pedreiro no texto em questão diz indiretamente que teve de trabalhar muito para que o colégio ficasse pronto. Entretanto, quando sua filha diz que quer estudar neste colégio feito pelo próprio pai, este descobre que a menina não poderá. Assim, fica claro que não é qualquer pessoa que pode ter  educação, embora muitas desejem. Precisa-se ter, além da vontade, ”sapatos para calçar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário