quinta-feira, 18 de abril de 2013

Policarpo Quaresma x Marechal Floriano

A oposição básica desta obra é com relação às figuras de Policarpo Quaresma e de Marechal Floriano.
Policarpo Quaresma é a representação do mais puro nacionalista. Ele é fanático por tudo que há em seu país, não acreditando que exista algum outro local em que o solo seja tão maravilhoso, ou que o céu seja tão bonito, ou que os costumes sejam “superiores”. Para ele, nenhum outro lugar no mundo tinha a beleza física e histórico-cultural que há no Brasil. É por todo esse patriotismo que quaresma quer resgatar as tradições brasileiras, desenvolver a agricultura, melhorar o governo.
Já com relação ao Marechal Floriano, percebe-se que ele não se importava em melhorar a situação do Brasil justamente por ser um presidente sem a característica principal de um representante da nação: o patriotismo. Ele não fazia nada para que o país crescesse, e era precisamente o que comandava tudo e todos.
Levando em conta as diferentes posturas de Quaresma e de Floriano, portanto, pode-se perceber que a figura que deveria ter o máximo de sentimento nacionalista não o tinha o mínimo, enquanto um simples homem do povo era o mais puro patriota possível, que queria realmente mudar sua nação e o faria se alguma oportunidade tivesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário