sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Impedimento amoroso em "Lucíola"


Lucíola, o Anjo Pecador - Filme completo

"Amor impossível e mulher idealizada são (...) componentes frequentes da prosa romântica. Como solução para o impasse amoroso, costuma haver dois tipos de saída: o final feliz - o amor supera as barreiras sociais; e o final trágico - a morte se coloca como única saída, adiando para a vida eterna a realização amorosa." 
- Português: Linguagens - Literatura - Produção de texto - Gramática, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, de 1999.

Para impedir a realização amorosa entre Maria da Glória / Lúcia (Lucíola) e seu amado, Alencar põe, como saída, a morte da moça, uma vez que ela havia sido uma prostituta e, para se redimir disso, deveria morrer. Essa saída dada pelo autor está de acordo com as normas da sociedade, uma vez que Maria da Glória, jovem doce e pura, acaba por tornar-se uma prostituta. A sociedade, a todo o tempo, a discrimina por sua profissão. De alguma forma o final de Lúcia não poderia se bom, pois não era o que a sociedade queria; prostitutas jamais seriam vistas com bons olhos e sempre seriam discriminadas pelo mundo à sua volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário