quarta-feira, 17 de abril de 2013

Cantiga de amor “Quero à moda provençal”


A cantiga de D. Dinis é de amor, pois o eu lírico é masculino, o que é percebido no verso “e quererei muito aí louvar minha senhora”, em que “minha senhora” refere-se à amada e se coloca como vassalo, submisso à sua “senhora”.
Além dessas características, pode-se perceber que não se revela o nome da amada – há o uso do “senhal”, preservando, assim, sua reputação: “Pois Deus quis fazer minha senhora de tal modo (...)”.

Outra característica é o panegírico (elogio impossível), em que o poeta enaltece sua amada a ponto de dizer “Deus a fez tão cheia de qualidades / que ela é mais que todas do mundo”.

O que mais se percebe, nessa cantiga, é a idealização da amada, possuidora de honra, formosura, beleza e é conhecedora de todo bem.

Esquema de rima: ABBACCA


tags: moda, provençal, provença, dom, dinis, cantiga, amor, lírico, verso, masculino, senhora, submisso, senhal, panegirico, panegírico, elogio, eu, amada, reputacao, reputaçao, reputação, elogio, impossível, impossivel, poeta, enaltecer, enaltece, idealizacao, idealização, idealizaçao, honra, formosura, bela, beleza, boa, rima, esquema, abbacca

Nenhum comentário:

Postar um comentário