quinta-feira, 18 de abril de 2013

Projetos do Major Quaresma

Na obra Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto*, o nacionalismo ufanista** leva o personagem principal, Policarpo Quaresma, a se engajar em três diferentes projetos a fim de melhorar o país. São eles:
Projeto cultural - Neste primeiro projeto, Policarpo Quaresma*** aparece como um homem extremamente culto que sabia sobre tudo que tivesse relacionado ao Brasil: fosse sobre sua cultura, fosse sobre seu povo ou sobre suas características físicas. Ele apresenta-se como um patriota fanático (relembrando a primeira fase do Romantismo – a ufanista) que busca resgatar as tradições do país. Desta forma, ele luta por, entre outras coisas, conseguir fazer com que a língua oficial do Brasil fosse o tupi-guarani – nossa língua de raiz –, e não o português, língua essa, segunda ele, “emprestada por Portugal”.

Projeto agrícola - No segundo projeto, Policarpo tem como pretensão a Reforma Agrária****. Focado na agricultura e acreditando ser ela a solução para o Brasil, o protagonista vai para Sossego e faz de tudo para que seu sítio se desenvolva a fim de poder iniciar seu processo de mudanças no Brasil. Entretanto, aparecem as saúvas, que acabam destruindo tudo. Policarpo acaba percebendo que as terras brasileiras não são tão perfeitas assim como acreditava que fossem.
Projeto político - Neste terceiro e último projeto, Policarpo é enviado para a Ilha das Enxadas, e lá acaba percebendo a ilusão que tinha sobre o governo de Marechal Floriano*****: vê que o presidente não tem força de vontade nem patriotismo necessários a fim de fazer com que o país cresça e se torne grandioso. Percebe que os prisioneiros não deveriam estar naquela situação – à beira da morte – injusta, uma vez que todos têm seus direitos humanos. Revoltado, escreve para o presidente e, como resposta, é morto da mesma forma que os prisioneiros pelos quais ele reivindicou os direitos. Neste terceiro projeto, portanto, Quaresma queria mudar a política do país, centralizada em Floriano, porém, assim como em suas outras propostas, não conseguiu.
Lima Barreto foi escritor e jornalista brasileiro cuja obra prima foi Triste Fim de Policarpo Quaresma, que conta o drama de Major Quaresma em sua luta pela salvação do Brasil.
*
* Patriotismo exagerado, orgulho incomensurável do país onde nasceu.
*
** Deve-se levar em conta o significado do nome do protagonista: Policarpo. Dividindo-o em duas partes, temos: POLI + CARPO. "POLI" significa muitos; "CARPO", entre outros significados, refere-se a frutos, sementes. Assim, pode-se dizer que o nome Policarpo quer dizer "aquele que produz muitos frutos", demonstrando, na referida obra, não poupar esforços para "[tentar] produzir os muitos frutos" que ansiava.
***
* Refere-se a uma reorganização das propriedades com o objetivo de promover uma distribuição mais justa das terras.
**
*** Primeiro vice-presidente e segundo presidente do Brasil, tendo presidido o país de 23 de novembro de 1891 a 15 de novembro de 1894, no período da República Velha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário